Tecnologia Token Ring

Além da Ethernet, a alternativa mais comum de redes é uma tecnologia desenvolvida pela IBM, chamada token ring. A Ethernet depende de espaços aleatórios entre as transmissões para regular o acesso ao meio, ao passo que o token ring implementa um sistema de acesso ordenado e estrito. Uma rede token ring organiza os nós em um anel lógico, como demonstrado a seguir. Os nós encaminham os frames em uma direção em volta do anel e removem o frame quando ele dá uma volta completa no anel.

  1. O anel é iniciado criando um token (ou ficha), que é um tipo especial de frame que dá à estação a permissão para transmitir.
  2. O token circula no anel como qualquer outro frame até encontrar uma estação que queira transmitir dados.
  3. Essa estação "captura" o token e substitui o frame do token por um frame que carrega dados. Esse frame circula na rede.
  4. Quando esse frame de dados retorna à estação transmissora, a estação remove o frame de dados, cria um novo token e encaminha esse token para o próximo nó do anel.

Os nós da rede token ring não buscam um sinal que carrega dados ou colisões. A presença do token assegura que a estação pode transmitir dados sem que outra estação a interrompa. As estações só transmitem um único frame de dados antes de passar o token; por isso, cada estação no anel terá uma chance para transmitir dados de maneira estrita e justa. Geralmente, as redes token ring transmitem dados numa velocidade de 4 ou 16 Mbps.

 

Procurar no site

Criado por: Gil Gordo e Fábio Carvalhana