Tecnologia IEEE 802.3

 

As redes Ethernet utilizam o protocolo CSMA/CD para coordenar o acesso ao meio de transmissão. O endereçamento é feito com base numa sequência de 6 bytes (48 bits) habitualmente conhecida por endereço físico, endereço MAC ou endereço “ethernet”. Alguns tipos de rede 802.3 mais antigos (ex. StarLan) usam apenas dois bytes para endereço físico.

Formatos de trama Ethernet

As tramas 802.3 usam um cabeçalho de 14 bytes: 6 bytes para o endereço de origem; 6 bytes para o endereço de destino e mais dois bytes contendo o número de total de bytes de dados transmitidos. Esta soma de controlo permite detectar erros mais graves (por exemplo colisões). Depois dos dados surge o FCS correspondente ao CRC-32, é calculado com base em todos os campos da trama.

Quando ocorre uma colisão os

emissores param e emitem um sinal de 48 bits designado por “jam” resultando numa trama designada por “jabber”, cuja soma de controlo é diferente dos dados transmitidos esta trama serve para avisar todos os nós de que ocorreu uma colisão. Para efeitos de sincronização, no inicio da trama é transmitida uma sequência de 8 bytes: 7 bytes contendo 10101010 (preambulo) que são usados para sincronização de bit, seguido de um byte conhecido por SFD (“Start Frame Delimiter”) contendo 10101011 que permite aos receptores detectarem o inicio da trama (sincronização de byte).

Entre os dados e o FCS pode ainda existir um campo (PAD) adicionado para que a trama tenha o comprimento mínimo exigido de 512 bits

(64 bytes).

O formato de trama 802.3 é apresentado na figura seguinte, bem como o aspecto final de uma trama 802.2 encapsulada na trama 802.3.

 

 


 

 

 

Procurar no site

Criado por: Gil Gordo e Fábio Carvalhana