BOOTP/DHCP & RARP

         O "BOOT Protocol", o "Dynamic Host Configuration Protocol" (RFC 2131) e o "Reverse Address Resolution Protocol" (RFC 903) são utilizados para obtenção dos parâmetros de configuração IP, nomeadamente o endereço IP.

        O protocolo BOOTP/DHCP é mais completo do que o RARP: enquanto o RARP apenas permite a obtenção do endereço IP, o BOOTP é um protocolo para BOOT de máquinas "diskless", assim permite a obtenção de um ficheiro-imagem para o arranque da máquina, de entre os parâmetros IP fornecidos encontram-se, além do endereço IP, a mascara de rede, uma lista de servidores de nomes e uma lista de "gateways".

        Ambos os protocolos utilizam principios semelhantes, emitem em "broadcast" um pacote, o servidor ao receber o pacote verifica o endereço MAC de origem e consulta a sua base de dados para devolver a informação que está associada a esse endereço MAC.

        O formato dos pacotes RARP é idêntico ao dos pacotes ARP. O protocolo BOOTP é implementado a um nível totalmente diferente: usa UDP sobre IP, quando o pedido é emitido é usado como endereço de origem 0.0.0.0 (endereço desconhecido) e endereço de destino 255.255.255.255 ("broadcast" na rede corrente).

Procurar no site

Criado por: Gil Gordo e Fábio Carvalhana