ICMP
O ICMP (RFC 792) é um protocolo auxiliar que dá informações sobre o funcionamento do protocolo IP, nomeadamente permite notificar os nós IP da ocorrência de determinados tipos de erros.
As mensagens ICMP são transportadas por "datagramas" IP com o identicador de protocolo 1, embora a constituição das mensagem ICMP seja variável, os primeiros 32 bits possuem sempre o mesmo significado:
- Tipo (8 bits) - Indica o tipo de mensagem, deste valor depende a constituição da parte restante da mensagem.
- Código (8 bits) - Parâmetro dependente do tipo de mensagem
- Checksum (16 bits) - Somatório de detecção de erro aplicado a toda a mensagem.
Os principais tipos de mensagem ICMP são:
- Destino inatingivel (Destination Unreachable; tipo=5)
- O "datagrama" IP não foi entregue, o código indica o tipo de destino não atingido: 0 = Rede; 1 = Host; 2 = Protocolo; 3 = Porta. O código 4 indica que era necessario fragmentar o "datagrama", mas a "flag" que o impede estava activada. O código 5 indica que foi usada a opção "source route" e falhou. Depois do "checksum" existem 32 bits não usados e segue-se o cabeçalho e 64 bits do "datagrama" original.
- Tempo excedido (Time Exceeded; tipo=11)
- O "datagrama" IP esgotou o tempo de vida antes de chegar ao destino (código=0). O tempo máximo de reagrupamento foi excedido (código=1). Depois do "checksum" existem 32 bits não usados e segue-se o cabeçalho e 64 bits do "datagrama" original.
- Entre Outras.